terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Produção escrita

O conto da Chapeuzinho Vermelho acontece no tempo do Era uma vez... Agora será você que irá fazer um conto. Observe a imagem abaixo e com sua imaginação escreva uma nova versão para a história da Chapeuzinho Vermelho, não esquecendo de fazer uso da seguinte estrutura do conto:
-        Situação inicial
-        Ordem perturbadora (conflito)
-        Resolução do problema
-        Final

Leitura e interpretação

1.        A partir da leitura do conto de “Chapeuzinho Vermelho”, responda às questões seguintes:

a)      Quem escreveu esse conto de Chapeuzinho Vermelho que você acabou de ler?
b)      Você já tinha ouvido falar nestes autores? Conhece outras histórias deles?
c)       Por que você acha que este conto foi feito?
d)       Quando será que ele foi criado?

2.       Leia as frases abaixo e relacione a que personagem pertence cada fala:
(1) “Quem esta aí fora?”                                                                                             () LOBO
(2) “Ai, vovó, que olhos grandes que você tem?”                                               () CAÇADOR
(3) “É para te devorar melhor”                                                                                  () VOVÓ
(4) “É aqui que eu te encontro, velho malfeitor?”                                              () CHAPEUZINHO
3.       Pinte, em cada lista, o personagem que NÃO pertence à história do Chapeuzinho Vermelho:
LISTA 1
PRINCESA
LOBO
VOVÓ
CAÇADOR

LISTA 2
LOBO PORQUINHO
CHAPEUZINHO
VOVOZINHA

LISTA 3
CAÇADOR
CHAPEUZINHO
ANÃO
MAMÃE


4.       Procure, no caça-palavras abaixo, palavras que fazem relação com o conto que você leu:
S
W
E
U
L
O
B
O
M
H
C
A
S
A
L
A
C
A
P
U
Z
B
T
Ó
C
U
L
O
S
R
P
U
I
L
B
F
L
O
R
E
S
T
A
N
P
S
C
E
S
T
A
*
D
E
*
D
O
C
E
S
R
I
C
H
A
P
E
U
Z
I
N
H
O
L
N
C
A
Ç
A
D
O
R
I
C
A
M
I
N
H
O
V
O
V
Ó
G
V
E
S
T
I
D
O
E
R
N
B
E
S
P
I
N
G
A
R
D
A
M
O
V
Ó



Seleção de um texto do gênero

Caro aluno!

Acesse o link abaixo e leia a história de Chapeuzinho Vermelho:


http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2056&cat=Infantil

Pesquisa sobre o gênero

Pesquise, junto à família, quais são as histórias mais conhecidas e faça uma lista.

Contos de Fadas e Contos Maravilhosos

Leia o texto abaixo. Logo após, reflita o comentário que você fez na questão anterior.
Antes de iniciar as atividades de reconhecimento do gênero, é importante que você reconheça a diferença entre ‘’contos de fadas’’ e ‘’contos maravilhosos”, pois muitos autores os classificam da mesma forma, embora seja possível  estabelecer diferenças entre ambos.
De origem celta, os Contos de Fadas têm geralmente um herói ou uma heroína que tenta vencer obstáculos ou provas para alcançar a sua auto-realização. Muitas vezes, a aventura da busca parte de uma metamorfose ou de um encantamento. Exemplos de contos de fadas: “Cinderela’’, ’’Branca de Neve e os Sete Anões’’, ‘’Chapeuzinho Vermelho’’e “Bambi’’.
 Já os Contos Maravilhosos têm a sua origem nas narrativas orientais. Diferentes dos contos de fadas, a sua problemática é social: o herói ou anti-herói encontrará a auto-realização na conquista de bens e poder material, como em ‘’Ali Babá e os Quarenta Ladrões”. A aventura da busca parte, geralmente, da necessidade de sobrevivência física ou miséria dos protagonistas. Outros contos maravilhosos: “As Mil e Uma Noites”, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa’’,’’As Sete Viagens de Simbá’’, ‘’O Marinheiro’’, dentre outros.
Após a leitura e reflexão realizadas, você continua com a mesma opinião?